Naturistas: projeto para aumentar segurança na Praia do Abricó é reapresentado na Alerj

Postado em 8 de fevereiro de 2018 por

Categories: Notícias Naturistas Informes Naturistas

RIO — Esperança para frequentadores da Praia do Abricó, Zona Oeste do Rio, o projeto de lei que promete mais segurança para o ponto de naturismo foi reapresentado pelo deputado estadual Carlos Minc (PV) e aguarda para ir a plenário na Assembleia Legislativa estadual (Alerj).

AB3 1osnaturistas

O texto, que chegou a ser reprovado pelos parlamentares em dezembro do ano passado, determina a permanência de agentes públicos e de sinalizações nas áreas de naturismo do estado para manter a ordem e coibir comportamentos inadequados. Segundo banhistas, muitos não respeitam o código de ética dos praticantes.

O texto de 2015, que aguardou quase seis anos para ser votado e foi reprovado em dezembro por 24 votos a 22 e, assim, arquivado, sofreu comentários considerados preconceituosos pelos naturistas. Agora, o projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser debatido novamente pelos parlamentares da Casa.

— O naturismo é uma filosofia, com mais de cem anos, de se estar em conexão com a natureza. Em nada tem a ver com policiais trabalhando pelados nas praias. O projeto diz que elas precisam ser sinalizadas, com apoio de agentes de segurança que já atuam nessas áreas. Reapresentamos o projeto e no Plenário vou tentar explicá-lo mais claramente combatendo esses argumentos falaciosos. Tudo que foge à caretice provoca a ira dos conservadores — afirma Minc.

Durante a votação do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) afirmou que a atuação de militares “aflige a masculinidade” e que “observar os potenciais meliantes nus não condiz com a atividade policial”. O parlamentar também destacou, durante votação em plenário, que seria uma ofensa submeter o PM “a uma posição vexatória de ter aulinha para ver gente pelada na praia”. Para Pedro Ribeiro, de 62 anos, presidente da Federação Brasileira de Naturismo e secretário da Associação Naturista de Abricó, a declaração é “lastimável”.

— Estou tentando entender até agora o que o deputado quis dizer. Será que, na avaliação dele, policiais militares poderiam ‘se encontrar’ aqui dentro e descobrir outras preferências. Achei de mau gosto os comentários feitos, preconceituosos. Queremos respeito — diz Pedro.

Para quem frequenta o local, como a psicóloga Zilda Rodrigues, de 43 anos, é lamentável a avaliação equivocada que muitas pessoas fazem. Trabalhadores da Praia do Abricó concordam.

— As pessoas confundem liberdade da nudez com liberdade sexual. Não é uma praia livre de tudo, é uma praia com regras. Ter a presença constante da Guarda Municipal ou da Polícia Militar aqui inibiria atos inadequados, como assédio, abordagens desrespeitosas e atos libidinosos. Nós tentamos orientar e controlar a situação, mas nem sempre é possível. Queremos famílias aqui, entendedores do naturismo — diz o barraqueiro Glauber Pereira, de 39 anos.

AB2 1

Procurado, o deputado Rodrigo Amorim argumentou que há questões morais, já que “nem mesmo os nudistas costumam gostar da presença de pessoas vestidas”, e administrativas. “Num passado recente, sacrificávamos a folga de milhares de policiais para que eles dessem segurança a mega shows na orla com patrocinadores riquíssimos. Mas se destinarmos efetivo exclusivo para tomar conta de nudistas, abriremos um precedente. Querem ficar pelados? Contratem segurança privada”.

O texto da lei aponta que os agentes públicos deverão receber treinamentos específicos para o exercício de suas atividades, sendo ouvida a associação de naturistas local nesta qualificação. Além disso, o Poder Público deveria garantir a permanência de agentes públicos em dias de maior movimentação. Por fim, a lei ainda coloca a obrigatoriedade de sinalização adequada identificando e orientando como locais destinados aos adeptos a prática do naturismo.

A Praia do Abricó é a única praia naturista da cidade do Rio de Janeiro, localizada dentro do Parque Municipal de Grumari. Liberada oficialmente há 17 anos para a prática, estende-se numa faixa de cerca de 250 metros de areia. Segundo a associação, as visitas devem ser realizadas preferencialmente aos sábados, domingos e feriados, quando representantes do grupo estão no local para garantir a segurança e monitorar o comportamento dos banhistas. Nesses dias, a nudez é obrigatória, ao contrário dos outros dias da semana quando os banhistas podem frequentar a praia com trajes de banho.

Além de Abricó, outras duas praias seriam beneficiadas: Praia Brava, em Cabo Frio, e Olho de Boi, em Búzios, ambas na Região dos Lagos.

— As duas, porém, não contam com uma associação e sofrem com os constantes roubos e furtos nas areias e trilhas — afirma Pedro.

Os empresários Ana Claudia e Rodrigo Oliveira moram em São Paulo e aproveitaram uma conexão do voo para Maceió (AL) para ir à praia.

AB1 1osnaturistas

— Já frequentei aqui antes, mas sempre sozinho. Concordo claramente com a aplicação das regras. Não se pode achar que naturismo é sinônimo de libertinagem. Mas graças a Deus não vi nenhuma atitude contrária à lei. Até comentei com os meus amigos de São Paulo sobre a segurança de frequentar Abricó — conta Rodrigo.

Em nota, a Guarda Municipal alega que mantém o patrulhamento rotineiro na Praia do Abricó com ações realizadas a pé e com apoio de veículos para a fiscalização do código de posturas. De acordo com a corporação, independente do resultado do projeto de lei na Alerj, o serviço será mantido. Já a Polícia Militar informa que o policiamento é projetado em cima das manchas criminais locais e que a região “é uma praia pequena, de acesso restrito aos praticantes do naturismo, cujo número de frequentadores é menor em comparação a outros trechos, e que apresenta baixos índices de criminalidade”.

Licença de atribuição Creative Commons

Via Yahoo, editora N

Equipe OS NATURISTAS

Quer ler mais artigos como este?, faça sua assinatura, clicando aqui,  e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo, pague com sua conta do PayPal ou PagSeguro

Ajude o Portal OS NATURISTAS a trazer mais conteúdo de qualidade para todos!

Fonte: Os Naturistas

LOGO-FBrN_Com_INFpage
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.