De forma nenhuma. A maior parte das pessoas não Naturistas que ocasionalmente visitam uma praia ou outro qualquer lugar Naturista, ficam surpreendidas pela ausência de sexualidade. Como no geral se apresenta a nudez ligada à sexualidade, em revistas, filmes, etc., as pessoas são levadas a associarem a prática Naturista a práticas sexuais ou, simplesmente, erótico-exibicionistas. A “castração” de partes do nosso corpo foi arbitrária. Por exemplo, os nossos lábios sempre foram associados ao “sex-appeal”, sem que, contudo, andemos com eles tapados, como acontece com os genitais, para não falar do peito, no caso feminino.
Pelo contrário, se olharmos bem, o uso de determinada roupa e outros adereços, é que constitui, como todos sabemos, um fator que visa acentuar uma postura destinada a despertar o interesse sexual.
De fato, no Naturismo, o nosso corpo é assumido por cada um e olhado por todos com total naturalidade. Foi assim que nascemos e essa é a nossa verdadeira identidade. As associações sexuais ao corpo “fabricadas” pelas diferentes sociedades resultam de absurdos conceitos de pudor, ligados a crenças, complexos ou obsessões, que em nada contribuem para um desenvolvimento psico-social saudável. Os Naturistas, certamente, não serão assexuados. Mas a sexualidade, qualquer que ela seja, não está presente na vivência Naturista coletiva. Ela fará, naturalmente, parte da vida íntima de cada um, como em geral em toda a sociedade.